Talent show / Game show / Infomercial / Late-night talk show
Talent show ou show de talento é um género de programa de televisão onde os participantes competem através da demonstração das suas capacidades em áreas tão diversas como representação, canção, dança, acrobacia, artes marciais, pintura, culinária e outras, de forma a demonstrarem ao público espectador e a um júri selecionado o seu talento sob avaliação. Esta competição desenvolve-se ao longo de várias episódios do programa e é estimulada perante a atribuição de um prémio final. Como nos reality shows, a participação do público é determinante uma vez que geralmente também toma parte nas avaliações finais através de sistemas de votação implementados.
Índice
1 História
2 Em Portugal
3 No Brasil
3.1 Em exibição
3.2 Encerrados
4 Em Angola
5 Referências
6 Ver também
História
Os talent shows resultaram do formato do reality show. Programas como Popstars, Pop Idol, The X Factor e Britain's Got Talent tornaram-se muito populares e alguns dos seus participantes ficaram famosos de forma quase instantânea. Vídeos postados no YouTube ajudaram também esse reconhecimento, como é o exemplo da cantora Susan Boyle que ficou célebre mundialmente apesar de ter ficado em 2.º lugar no programa inglês Britain's Got Talent.[1][2]
Em Portugal
O formato foi adaptado a programas como Operação Triunfo, Ídolos, Olha Quem Dança, Portugal Tem Talento, MasterChef, A Voz de Portugal, Dança com as Estrelas e Got Talent, entre outros.
No Brasil
Em exibição
Exibição Título Emissora Apresentação Jurados
2005–presente Dança dos Famosos Rede Globo Fausto Silva
Convidados
2009
2016–presente Super Chefinhos Rede Globo Ana Maria Braga
Convidados
2012–presente The Voice Brasil Rede Globo Tiago Leifert
Ivete Sangalo
Iza
Lulu Santos
Michel Teló
2012–presente Super Chef Celebridades Rede Globo Ana Maria Braga
Convidados
2014–presente MasterChef Band Ana Paula Padrão
Erick Jacquin
Henrique Fogaça
Paolla Carosella
2015–presente Bake Off Brasil SBT Nadja Haddad
Beca Milano
Olivier Anquier
2015–presente The Taste Brasil GNT N/A
André Mifano
Claude Troisgros
Felipe Bronze
Helena Rizzo
2016–presente The Voice Kids Rede Globo André Marques
Carlinhos Brown
Claudia Leitte
Simone & Simaria
2016–presente BBQ Brasil: Churrasco na Brasa SBT Chris Flores
Carlos Bertolazzi
Danielle Dahoui
2016–presente MasterChef Profissionais Band Ana Paula Padrão
Henrique Fogaça
Paolla Carosella
Erick Jacquin
2017–presente Dancing Brasil RecordTV Xuxa Meneghel
Fernanda Chamma
Jaime Arôxa
Paulo Goulart Filho
2017–presente Popstar Rede Globo Taís Araújo
Convidados
2017–presente Bake Off SBT SBT Nadja Haddad
Beca Milano
Olivier Anquier
2017-presente Show dos Famosos Rede Globo Fausto Silva
Convidados
2018-presente Júnior Bake Off Brasil SBT Nadja Haddad
Beca Milano
Olivier Anquier
2018–presente Canta Comigo RecordTV Gugu Liberato
Convidados
2019-presente The Four Brasil RecordTV Xuxa Meneghel
Aline Wirley
João Marcelo Bôscoli
Leo Chaves
2019-presente Top Chef Brasil RecordTV Felipe Bronze
Ailin Aleixo
Emmanuel Bassoleil
2019-presente Mestre do Sabor Rede Globo Claude Troisgros
José Avillez
Kátia Barbosa
Leo Paixão
2019-presente Famílias Frente a Frente SBT Tiago Abravanel
Alê Costa
Carmen Virgínia
Gilda Bley
Encerrados
Exibição Título Emissora
1973–96
2012–13 Show de Calouros SBT
2002–03 Popstars SBT
2002–05 Fama Globo
2006–12 Ídolos SBT (2006-07)
RecordTV (2008-12)
2007 Country Star Band
2008–09
2012–13 Astros SBT
2009–11 Geleia do Rock Multishow
2009–11 Super Chef Globo
2009–12 Qual é o Seu Talento? SBT
2011–12 Se Ela Dança, Eu Danço SBT
2012–13 Ídolos Kids RecordTV
2013 Fábrica de Estrelas Multishow
2013 Got Talent Brasil RecordTV
2013–14 Festival Sertanejo SBT
2014 Esse Artista Sou Eu SBT
2014–16 Hell's Kitchen: Cozinha sob Pressão SBT
2014–16 Superstar Globo
2015
2018 Batalha dos Confeiteiros Brasil RecordTV
2015 MasterChef Júnior Band
2016 X Factor Band
2016 Batalha dos Cozinheiros RecordTV
Game show ou concurso de televisão é um gênero de programa de televisão onde pessoas comuns ou celebridades, em equipes ou não, participam numa prova que pode incluir testes de inteligência e/ou provas físicas com o objetivo de ganhar pontos ou prêmios. Em caso de competições premiadas, entre os prêmios comuns estão quantias de dinheiro, casas, carros, motos, eletrodomésticos, viagens e vale-compras em lojas específicas, geralmente fornecidos por empresas patrocinadoras. Muitos dos game shows atuais da televisão são adaptações de atrações semelhantes transmitidas pelo rádio.
Não são considerados game shows ou concursos os programas que tenham por objetivo de revelar cantores calouros, pois eles trazem em sua essência uma disputa de talentos avaliados pelo público ou por jurados, e não um jogo com regras exatas como propõe o game show. Estes geralmente se enquadram ao gênero de programas de auditório.
Os game shows, cujas provas consistem normalmente num conjunto de perguntas e respostas, são também designados por quiz shows.
Índice
1 Por país
1.1 Estados Unidos
1.2 Brasil
1.2.1 Rede Globo
1.2.2 Rede Record
1.2.3 SBT
1.2.4 Rede Bandeirantes
1.2.5 RedeTV!
1.2.6 TV Cultura
1.2.7 Esporte Interativo BR
1.3 Portugal
2 Referências
Por país
Estados Unidos
Os game shows americanos tendem a contratar concorrentes mais fortes do que seus colegas britânicos ou australianos. Muitos dos concorrentes de game show de maior sucesso na América provavelmente nunca seriam escalados para um game show britânico ou australiano por medo de dominá-lo, de acordo com Mark Labbett, que apareceu nos três países do game show The Chase.[1]
Brasil
Silvio Santos
No Brasil, os game shows são muito difundidos sobretudo no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), sob comando do proprietário da emissora, Sílvio Santos. No entanto, todas as grandes emissoras do país apresentam ou apresentaram programas do gênero em algum momento de sua história.
Rede Globo
Na Rede Globo, foram exibidos,Conexão Xuxa, de Xuxa Meneghel, que mesclava provas físicas e de conhecimentos gerais. Ponto a Ponto foi exibido em 1996, durante cerca de seis meses, marcado por gincanas de provas radicais. Foi comandado pelos apresentadores Ana Furtado, Márcio Garcia e Danielle Winits. Vídeo Game, quadro do programa Vídeo Show, foi apresentado por Angélica. Consistia em uma gincana de provas entre artistas da emissora sobre a história da própria. Vídeo Game de Verão foi uma versão alternativa do programa original Vídeo Game exibido pela Rede Globo. Apresentado pelo apresentador André Marques.
Rede Record
A Rede Record exibiu versão nacional do programa PokerFace, O Jogador. Apresentado por Ana Hickmann e Britto Jr., O Jogador coloca pessoas comuns numa disputa de perguntas e respostas de conhecimentos gerais por um prêmio de R$ 50 mil. No histórico recente da emissora está Roleta Russa, de Milton Neves, também de perguntas e respostas que, juntando o erro cometido com a falta de sorte, literalmente jogava os participantes "buraco abaixo". Também na Record, Gilberto Barros apresentou o Quarta Total, gincana variada entre famosos, e O Preço Certo, sob o comando do ator Juan Alba.
SBT
O SBT é a emissora brasileira com maior número de itens em seu histórico recente. Apenas apresentados pelo proprietário da emissora, Silvio Santos, estão Show do Milhão (anteriormente Jogo do Milhão), Family Feud, Roda a Roda, Pra Ganhar É Só Rodar, Topa ou Não Topa (que em uma temporada foi comandado por Roberto Justus), Você É Mais Esperto que um Aluno da Quinta Série?, Tentação, Qual é a Música?, Vinte e Um, Todos Contra Um, Bailando por um Sonho e Vamos Brincar de Forca. Mais antigamente, havia o Roletrando (que foi rebatizado anos mais tarde como Roda a Roda) e Mina de Ouro, igualmente apresentados pelo empresário. Passa ou Repassa, mistura de perguntas e respostas com gincana variada, foi comandado inicialmente por Silvio Santos e posteriormente por Gugu Liberato, Angélica e atualmente é apresentado por Celso Portiolli dentro do Domingo Legal. Celso Portiolli apresentou outros game shows na emissora, como Curtindo uma Viagem e Curtindo com Reais. Um outro programa de sucesso da emissora, Fantasia, também possuía diversos jogos dos quais os participantes, por telefone, participavam, com prêmios em dinheiro para quem obtivesse sucesso. O Fantasia teve, ao todo, 15 apresentadores diferentes nas quatro temporadas do programa. Ainda no SBT, foi apresentado, por Roberto Justus, o game show Um contra Cem, um jogo onde um participante enfrentava 100 pessoas no palco respondendo a perguntas sobre conhecimentos gerais.
Rede Bandeirantes
A Rede Bandeirantes apresentou, na década de 90, Melhor de Todos, com Daniel Filho, um game show de perguntas e respostas onde os participantes que não acertavam eram eliminados do jogo. Nos anos 2000, a Band transmitiu A Grande Chance, de Gilberto Barros, onde quatro equipes representando as cores verde, azul, amarela e vermelha se enfrentam em provas de conhecimentos gerais onde os prêmios eram duas motocicletas e um automóvel, e, mais recentemente, Quem Fica em Pé? apresentado por José Luiz Datena.
RedeTV!
A RedeTV! exibe o game Mega Senha, apresentado por Marcelo de Carvalho. O Último Passageiro foi apresentado por Mario Frias, e três escolas inscritas disputavam uma viagem de formatura para o Club Med, em Itaparica, com tudo pago pela patrocinadora para 18 passageiros. Estação Teen, mistura de perguntas e respostas com gincana variada, foi comandado inicialmente por Dudu Surita e posteriormente por Restart. Receita Pop tem duas duplas de chefs de cozinha anônimos que terão de preparar um prato principal e uma sobremesa em 20 minutos, com apenas 20 reais em ingredientes, comprados por consumidores na rede de supermercados Carrefour. A dupla de chefs vencedora leva um ano de compras grátis.
TV Cultura
A TV Cultura exibiu um dos primeiros game shows do Brasil: É Proibido Colar, entre 1981 e 1983.Em 2013 foi transmitida a versão moderna do Quem Sabe, Sabe!.Atualmente é exibido um game show com bonecos manipulados chamado Tá Certo?.
Esporte Interativo BR
A emissora tem sinal aberto em algumas cidades brasileiras e exibe atualmente um game show cujo objetivo é testar o conhecimento sobre o time do coração, o Fanáticos Game Show.
Portugal
Em Portugal existe uma série de concursos televisivos, do género quizz show, transmitidos nos canais em sinal aberto. Exemplos na RTP, O Preço Certo e Jogo Duplo; na SIC, Dia em Grande, Pulsações, A Roda da Sorte, Quando o Telefone Toca e Todos em Linha e na TVI, Quem Quer Ganha, Apanha se Puderes, Agora É que Conta, Dá Cá Mais 5, The Money Drop, entre outros.
Infomerciais, programação paga, televendas ou teleshopping são propagandas de televisão que geralmente inclui um número de telefone gratuito ou website que costumam durar o mesmo tempo que um programa de televisão típico. Esse fenômeno começou nos Estados Unidos, onde os infomerciais eram normalmente exibidos durante a noite (geralmente das 2:00 às 6:00), fora do horário nobre para emissoras comerciais. Algumas estações de televisão exibem esse tipo de programação como uma alternativa a prática em desuso do encerramento de transmissões ou exibem infomerciais 24 horas por dia. Em 2009, a maioria dos gastos com infomerciais nos EUA ocorreu durante as primeiras horas da manhã, do dia e da noite. As estações na maioria dos países em todo o mundo instituíram estruturas de mídia semelhantes. Na Europa são normalmente exibidos fora do horário nobre, como na madrugada, durante a manhã ou durante a tarde e até mesmo no horário nobre.
Embora o termo "infomercial" tenha sido originalmente aplicado apenas à publicidade televisiva, agora é às vezes usado para se referir a qualquer apresentação (geralmente em vídeo) que apresente uma quantidade significativa de informações em uma tentativa real ou percebida de promover um ponto de vista. Quando usado dessa maneira, o termo pode significar levar a implicação de que a parte que está fazendo a comunicação está exagerando as verdades ou ocultando fatos importantes. Muitas vezes, não está claro se a apresentação real se encaixa nessa definição porque o termo é usado na tentativa de desacreditar a apresentação. Assim, discursos ou convenções políticas podem ser denominados pejorativamente como "infomerciais" para um ponto de vista específico.
Os produtos freqüentemente comercializados através de infomerciais no nível nacional incluem produtos de limpeza, eletrodomésticos, dispositivos de preparação de alimentos, suplementos dietéticos, saúde alternativa, cursos de melhoria de memória, livros, álbuns de compilação, vídeos de vários gêneros, estratégias de investimento imobiliário, suprimentos de beleza, remédios de calvície, suplementos de realce sexual, programas de perda de peso e produtos, dispositivos de aptidão pessoais, máquinas de exercício de casa e linhas de conversa erótica de adultos. Concessionárias de automóveis, advogados e joalheiros estão entre os tipos de empresas que comercializam infomerciais em nível local.
Formato
A palavra "infomercial" é um portmanteau das palavras "informação" e "comercial". Como em qualquer outra forma de propaganda, o conteúdo é uma mensagem comercial projetada para representar os pontos de vista e servir ao interesse do anunciante. Os infomerciais são frequentemente feitos para se assemelhar aos programas de televisão padrão. Alguns imitam talk shows e tentam minimizar o fato de que o programa é na verdade uma mensagem comercial. Alguns são desenvolvidos em torno de histórias e são chamados de "comerciais de histórias". No entanto, a maioria não possui formatos de televisão específicos mas cria elementos diferentes para contar o que seus criadores esperam ser uma história convincente sobre o produto oferecido.
Infomerciais são projetados para ter uma resposta direta que é específica e quantitativa e são, dessa maneira, uma forma de marketing de resposta direta (não confundir com marketing direto). Por essa razão, os infomerciais geralmente apresentam entre dois e quatro comerciais internos de 30 a 120 segundos, que convidam o consumidor a ligar ou tomar outra ação direta. Apesar do pedido explícito por ação direta, muitos consumidores respondem às mensagens em um infomercial com compras em lojas de varejo. Para muitos infomerciais, a maior parte da resposta positiva é que os consumidores tomem medidas comprando em uma loja de varejo. Para outros, o anunciante promoverá o item como "não vendido nas lojas". Alguns anunciantes que fazem essa escolha não gostam de compartilhar o lucro com os varejistas, enquanto muitos simplesmente não têm os imensos recursos necessários para colocar seus produtos nos canais do varejo antes de alcançar o sucesso no ar. No último caso, muitos esperam usar o lucro vendas diretas para construir seus negócios/empresas para obter posterior distribuição no varejo. Em comerciais comuns, os anunciantes não solicitam uma resposta direta dos espectadores, mas, ao invés disso, ressaltam a marca do produto no mercado entre compradores potenciais.
Anunciantes de infomerciais podem usar bordões extravagantes, repetição de ideias básicas, e/ou empregar personagens vestidos como cientistas ou celebridades tais como convidados ou apresentadores das propagandas. No livro As Seen on TV por Lou Harry e Sam Stall ilustra a história de produtos memoráveis como o Flowbee, o Chia Pet, e as facas Ginsu. O Flowbee e as facas Ginsu foram trazidas ao ar pelo guru dos infomerciais Kevin Harrington. Muitos infomerciais apresentam ofertas por tempo limitado e/ou afirmam que os produtos só podem ser adquiridos pela televisão.
História
Os Infomerciais proliferaram nos Estados Unidos após 1984 quando a FCC eliminou regras estabelecidas nos anos 50 e 60 sobre o conteúdo comercial da televisão. Muitas destas evoluções podem ser atribuídas aos parceiros de negócios Edward Valenti e Barry Beecher, que desenvolveram o formato para vender as facas Ginsu.
Alguns televangelistas como Robert Tilton e Peter Popoff compram horários televisivos de corretores de infomerciais representando estações de TV ao redor dos Estados Unidos e algumas redes de TV por assinatura que não se opõem a transmitir programação religiosa.
Infomerciais são frequentemente exibidos nos Estados Unidos e no Canadá durante os horários da madrugada e do início da manhã, porém é possível encontrar exibições durante a tarde ou mesmo no horário nobre. Existem canais por assinatura que se dedicam a exibir infomerciais 24 horas por dia ou exibem infomerciais como uma alternativa a prática em desuso do encerramento de transmissões.
No Brasil
Os infomerciais são parte da programação de muitas redes de TV aberta no Brasil pelo menos desde a década de 1990. Produtos como as facas Ginsu, as meias Vivarina, os aparelhos auditivos Sonic 2000 e os travesseiros Countour Pillow tiveram durante anos suas propagandas exibidas através dos infomerciais do Grupo Imagem, especialmente os que eram exibidos na extinta Rede Manchete. A propaganda enfatizava o número (011) 1406, que depois seria mencionado na música 1406 dos Mamonas Assassinas.
Hoje o próprio Grupo Imagem foi extinto. O vácuo foi preenchido pela Polishop, pelo Shoptime e, mais recentemente, pelo Best Shop TV. RedeTV!, TV Gazeta, Bandeirantes, SBT (apenas na parabólica) e CNT são algumas das redes abertas que exibem infomerciais. Por razão de suas normas rígidas aos anúncios maiores que 60 segundos, a Rede Globo jamais chegou a levar ao ar quaisquer infomerciais em sua programação. No mercado da TV por assinatura, diversas redes exibem infomerciais com canais inteiros dedicados ao segmento.
Paródias dos infomerciais
Vários programas já fizeram paródias aos Infomerciais como por exemplo o Casseta e Planeta da Rede Globo, o Programa Hermes e Renato da MTV Brasil, ambos extintos.
O Casseta e Planeta possuía duas empresas fictícias: as Organizações Tabajara e o Grupo Capivara. Geralmente usam nomes que lembram inglês, mas usando o radical em português. São esses o prefixo 'personal' e os sufixos 'ation' e 'ator'. Exemplos:
Personal Banheiro Transportation Tabajara / Internet Controleitor System Tabajara / Personal Futebol Expliqueitor Tabajara / Personal Código Penal Tabajara
Há inúmeros programas na televisão brasileira que tentam imitar de forma sarcástica o consumismo imposto pelos infomerciais.
Crítica
Por causa da natureza por vezes sensacionalista da propaganda e da natureza questionável de alguns produtos, defensores do direito do consumidor recomendam investigação cuidadosa dos patrocinadores do infomercial, dos produtos que estão sendo divulgados, e de possíveis reclamações antes de efetuar uma compra. No início de um infomercial, as emissoras geralmente colocam avisos dizendo que "O programa a seguir é uma produção independente. Todo o seu conteúdo é de responsabilidade total de seus produtores e idealizadores."
Frases geralmente usadas
"Mas espere!" (após colocar uma oferta e antes de colocar outra, ainda melhor. Por exemplo: "Mas espere! Ligue agora e nós descontamos uma parcela e te damos de brinde este produto")
"Por (número) suaves prestações de (preço), este produto pode ser seu!"
"Se você não estiver satisfeito, garantimos a devolução do seu dinheiro."
"Se você ligar nos próximos minutos, também ganhará…"
"Ligue já para 011 1406 ou escreva para nós. Este é mais um lançamento exclusivo do Grupo Imagem Teleshop"
Um late-night talk show é um gênero de programa de televisão, sendo especificamente um tipo de programa de variedades e de entrevistas orientado a comédia que vai ao ar no final da noite. As características do gênero incluem tópicos de monólogos onde os apresentadores brincam com as notícias do dia, esquetes de comédia, entrevistas com celebridades, e performances musicais. O formato do late-night talk show foi popularizado, mas não inventado, por Johnny Carson com o The Tonight Show Starring Johnny Carson na rede norte-americana NBC. Diferente de outros tipos de programas de variedades e entrevistas, late-night talk shows sempre têm como características uma mesa, que fica atrás do apresentador para entrevistar convidados e fazer um pouco de comédia. A maioria dos programas possui um antigo microfone com suporte na mesa, que alguns apresentadores usam como um aparelho de comédia.
A popularidade de programas do gênero late-night talk show nos Estados Unidos tem sido citada como um fator chave pelo qual os americanos não conseguem dormir de sete a oito horas por noite.[1][2] Os late-night talk shows competem pelo prêmios Emmy do Primetime de melhor série de variedade, musical ou entretenimento.
Os late-night talk shows, em sua maior parte, não são predominantes em outras partes do mundo. Programas que vagarosamente se assemelham com o formato são exibidos em outros países, mas geralmente vão ao ar semanalmente, diferentemente dos programas estadunidenses, que são exibidos diariamente. Eles também vão ao ar em horários considerados como horário nobre nos Estados Unidos. A maioria dos late-night talk shows são gravados durante a tarde para serem transmitidos de noite. Por causa disso, referências como “esta noite” e “hoje cedo” são feitos durante a gravação.
Índice
1 História
1.1 Brasil
1.1.1 1973-2011: As primeiras décadas com Jô Soares
1.1.2 2011-2013: Danilo Gentili reintroduz o formato com o Agora É Tarde
1.1.3 2013-2015: Ida de Danilo Gentili para o SBT e fracasso de Rafinha Bastos na Band
1.1.4 2015-presente: Novos talk shows de Fábio Porchat e de Marcelo Adnet e encerramento do Programa do Jô
2 Ver também
3 Referências
História
Brasil
1973-2011: As primeiras décadas com Jô Soares
O formato de late-night talk show foi originalmente introduzido no Brasil pelo apresentador e comediante Jô Soares, que teve a sua primeira experiência com o formato na década de 1970 com o programa Globo Gente na Rede Globo, que inicialmente se chamava Gente Global e era exibido uma vez por mês, se tornando semanal após alguns meses.[3][4][5] O programa acabou não sendo duradouro, estreando em abril de 1973 e tendo seu último episódio exibido em setembro do mesmo ano.[3][5]
Soares sempre desejou ter o seu próprio talk show, mas não conseguiu emplacá-lo na Globo, devido aos resultados negativos de Globo Gente.[5] O apresentador só conseguiria a oportunidade de apresentar um talk show quando se mudou para o SBT, quando exigiu em seu contrato que o programa fosse levado ao ar.[5][6] O SBT cumpriu com a promessa e em agosto de 1988 entrava no ar a primeira edição do Jô Soares Onze e Meia.[5][6][7]
O programa, diferentemente de Veja o Gordo, outro programa de Soares no SBT, alcançou o sucesso esperado pela emissora.[8] Apesar de ter Onze e Meia no título, o programa raramente entrava no ar neste horário, tornando o nome do programa alvo de piadas, inclusive de seu próprio apresentador.[9] Jô Soares Onze e Meia ficou no ar por 11 anos, quando Jô Soares decidiu voltar para a Rede Globo com um programa no mesmo formato.[10][11][12][13] Em abril de 2000, estreou o Programa do Jô.[5][6][11]
O estilo de Jô Soares apresentar o seu talk show sempre foi comparado com o de David Letterman, principalmente pela imprensa, que o acusava de copiar o programa de Letterman.[14][15] Jô sempre negou que copiasse Letterman, e diz que se inspira em Jack Paar e Johnny Carson, ambos apresentadores do The Tonight Show, sendo que este último que consolidou o formato de late-night talk show em terras norte-americanas.[12][16][2][17][18] Outra inspiração de Jô seria o apresentador Silveira Sampaio, um pioneiro dos talk shows na televisão brasileira.[5][2]
2011-2013: Danilo Gentili reintroduz o formato com o Agora É Tarde
Durante muitos anos, Jô Soares foi o único apresentador de um late-night talk show no Brasil.[2][19][20] O cenário mudou quando a Band estreou o Agora É Tarde, que se torna o primeiro programa do gênero a concorrer com o programa de Soares.[21] O projeto foi criado pelo comediante stand-up Danilo Gentili, que se tornou o apresentador programa, ao lado de Alex Baldin, chefe de roteiro do humorístico CQC, programa no qual Gentili era repórter.[22][23][24][25][26][27] Nesse projeto, já previa o nome do programa, os comediantes Léo Lins e Murilo Couto e o Ultraje a Rigor como sua a banda oficial.[24][25][26][27] O Agora É Tarde inicialmente era exibido por duas vezes na semana, mas com o seu inesperado sucesso, o programa passou a ter quatro exibições semanais em 2012.[28][29]
Para que o programa entrasse no ar, em 2009, Gentili exigiu que gravasse um piloto do talk show para que o seu contrato com a Band fosse renovado.[24][25][26][27][28] Gentili entrou no CQC em 2008 só para fazer o quadro Repórter Inexperiente durante certo tempo, sendo que com o sucesso do quadro se tornou repórter fixo da atração.[22] Os primeiros pilotos do Agora É Tarde foram gravados em 2010 e o programa só entrou no ar no final de junho de 2011, inicialmente previsto para ir ao ar três meses antes.[2][21] A produção do programa ficou por conta da Eyeworks, dona do formato do CQC.[30][31]
O sucesso do Agora É Tarde fez com que a RedeTV! criasse um programa com o mesmo formato, aliado também com a saída da apresentadora Hebe Camargo da emissora, que antes de falecer tinha assinado contrato com o SBT.[32] Dessa forma, o Luciana by Night estreou em novembro de 2012, ocupando o horário que antes era de Hebe, que anteriormente era ocupado pelo Superpop.[32][33][34] O programa é apresentado por Luciana Gimenez, também apresentadora do Superpop, e conta com o comediante stand-up Diogo Portugal no elenco.[33][34] O programa vai ao ar semanalmente na grade de programação da RedeTV!.[2]
2013-2015: Ida de Danilo Gentili para o SBT e fracasso de Rafinha Bastos na Band
Com o Agora É Tarde consolidado como um programa da grade da Band, as emissoras concorrentes começaram a sondar Danilo Gentili para uma possível contratação. O apresentador sempre se dizia satisfeito com a emissora e que não mudaria de rede.[24][35] A Rede Record, ao perceber o sucesso e o potencial comercial de um late-night talk show na grade de programação, ofereceu uma proposta para Gentili para se mudar de para a emissora, mas ela acabou sendo recusada pelo apresentador.[24][36]
O SBT também ofereceu uma proposta.[24][36][37] No mesmo momento em que a proposta era oferecida, a Band passava por uma reestruturação financeira, na qual cortou a equipe e os dias de exibição do Agora É Tarde, trocando um programa inédito por reprise dos "melhores momentos" da atração durante a semana.[24][37] A proposta do SBT era contrária ao que a Band faria, já que aumentaria a equipe do programa e aumentaria os dias de exibição, passando a ser exibido de segunda a sexta-feira.[24]
Em uma reunião feita pela equipe do Agora É Tarde, todos decidiram aceitar a proposta do SBT em uma decisão consensual.[25][26][24] Essa foi uma das condições de Gentili para aceitar a proposta do SBT, sendo que ele também pediu para que em sua estreia na emissora fizesse uma corrida pelos estúdios dos programas do SBT, terminando no cenário do já extinto Jô Soares Onze e Meia.[25][24] Da equipe original do Agora É Tarde, o narrador Marcelo Mansfield optou por continuar na Band, mesmo tendo prometido ir para o SBT.[25][26][24][38]
A decisão da equipe não foi bem recebida pela Band, que entrou na justiça para impedir que o programa estreasse no SBT, pedindo também que Gentili voltasse ao seu trabalho na Band.[24][39] A justiça negou o pedido da emissora.[39] Mesmo com a ida da equipe do Agora É Tarde, a Band decidiu continuar com o programa no ar, e escalou Rafinha Bastos, comediante stand-up e ex-apresentador do CQC, para apresentar o programa.[40][41] Rafinha convidou Marcelo Mansfield para continuar sendo o narrador do programa, apesar dele ter dito que não integraria o programa sem a sua equipe original.[40][42]
A estreia do novo Agora É Tarde, sob o comando de Rafinha Bastos, aconteceu em 5 de março de 2014, anteriormente previsto para ir ao ar no dia 11.[43][44] A mudança foi feita para evitar o confronto com o novo talk show de Gentili no SBT, que recebeu o título de The Noite com Danilo Gentili, e teve a sua estreia no dia 10 do mesmo mês.[44] Gentili não conseguiu usar o nome Agora É Tarde no SBT por ele ter sido registrado pela produtora Eyeworks, que permaneceu como produtora do programa da Band.[24][31]
O The Noite se tornou um sucesso de audiência e de crítica no SBT, vencendo por diversas vezes a Rede Globo, a emissora líder de audiência no país.[2][45] Já o Agora É Tarde de Rafinha Bastos não obteve o mesmo sucesso que o programa de Gentili no SBT. A Band, fortemente afetada pela crise econômica que afetou o país em 2014, começou a cancelar diversos programas que não traziam retorno comercial ou audiência.[46][47] O Agora É Tarde sobreviveu a essa onda de cortes e recebeu novos investimentos da emissora, porém, continuou marcado baixos índices de audiência, fazendo com que a emissora cancelasse o programa no início de 2015.[46] A emissora prometeu para Bastos que voltaria com o programa após a crise terminar, mas ele preferiu rescindir o contrato que tinha com a emissora no meio do ano.[46][48]
2015-presente: Novos talk shows de Fábio Porchat e de Marcelo Adnet e encerramento do Programa do Jô
O sucesso de Danilo Gentili com o seu late-night talk show fez com que outras emissoras se interessassem a ter um programa do gênero em suas grades de programação. Depois da RedeTV!, a Record procurou montar o seu próprio talk show, tendo o comediante Fábio Porchat como uma de suas principais apostas, porém, nomes como os de Antonio Tabet, Marcelo Rezende e Leandro Hassum foram avaliados pela direção da emissora.[49][50][51]
Tabet acabou não aceitando o projeto da Record, sendo que posteriormente lançou o Show do Kibe, que ele próprio definiu como uma "desconstrução do formato de talk show", já que ele grava as entrevistas com seus convidados no estúdio do programa sem eles saberem, dando como desculpa que é uma passagem para que uma falsa gravação definitiva seja bem sucedida.[52][53] O programa foi ao ar no canal de televisão por assinatura TBS pela primeira vez em abril de 2015, ganhando novas temporadas nos meses seguintes.[52][53][54]
Durante a festa de divulgação de sua nova programação, no final de fevereiro de 2016, a Record anunciou Fábio Porchat como seu contratado.[55] A rede contratou o comediante para se tornar o apresentador do talk show da emissora, que teve sua estreia programada para agosto do mesmo ano, após a transmissão dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016.[55][56][57][58] A Eyeworks, empresa responsável pela produção do Agora É Tarde, foi escolhida para fazer o mesmo com o talk show de Porchat.[31][59]
No mês seguinte, as especulações pela imprensa de que Marcelo Adnet iria substituir Jô Soares se espalharam após ele ter anunciado que iria deixar de apresentar o Programa do Jô no mesmo ano.[4][60] O projeto de Adnet, que tinha sido anunciado no ano anterior, seria de um talk show semanal, sendo que o Programa do Jô vai ao ar diariamente.[61][62][63] Posteriormente, Adnet e a Globo negaram que esse projeto de talk show iria substituir o de Soares.[61][62]
As estreias dos novos talk shows foram programadas para a mesma semana.[58][63] O Programa do Porchat tinha estreia prevista para o dia 22 de agosto, mas ela adiada para o dia 24 do mesmo mês para não se coincidir com as finais das Olimpíadas, sendo o dia anterior o da estreia de Adnight, nome do talk show de Marcelo Adnet.[58][63]
Índice
1 História
2 Em Portugal
3 No Brasil
3.1 Em exibição
3.2 Encerrados
4 Em Angola
5 Referências
6 Ver também
História
Os talent shows resultaram do formato do reality show. Programas como Popstars, Pop Idol, The X Factor e Britain's Got Talent tornaram-se muito populares e alguns dos seus participantes ficaram famosos de forma quase instantânea. Vídeos postados no YouTube ajudaram também esse reconhecimento, como é o exemplo da cantora Susan Boyle que ficou célebre mundialmente apesar de ter ficado em 2.º lugar no programa inglês Britain's Got Talent.[1][2]
Em Portugal
O formato foi adaptado a programas como Operação Triunfo, Ídolos, Olha Quem Dança, Portugal Tem Talento, MasterChef, A Voz de Portugal, Dança com as Estrelas e Got Talent, entre outros.
No Brasil
Em exibição
Exibição Título Emissora Apresentação Jurados
2005–presente Dança dos Famosos Rede Globo Fausto Silva
Convidados
2009
2016–presente Super Chefinhos Rede Globo Ana Maria Braga
Convidados
2012–presente The Voice Brasil Rede Globo Tiago Leifert
Ivete Sangalo
Iza
Lulu Santos
Michel Teló
2012–presente Super Chef Celebridades Rede Globo Ana Maria Braga
Convidados
2014–presente MasterChef Band Ana Paula Padrão
Erick Jacquin
Henrique Fogaça
Paolla Carosella
2015–presente Bake Off Brasil SBT Nadja Haddad
Beca Milano
Olivier Anquier
2015–presente The Taste Brasil GNT N/A
André Mifano
Claude Troisgros
Felipe Bronze
Helena Rizzo
2016–presente The Voice Kids Rede Globo André Marques
Carlinhos Brown
Claudia Leitte
Simone & Simaria
2016–presente BBQ Brasil: Churrasco na Brasa SBT Chris Flores
Carlos Bertolazzi
Danielle Dahoui
2016–presente MasterChef Profissionais Band Ana Paula Padrão
Henrique Fogaça
Paolla Carosella
Erick Jacquin
2017–presente Dancing Brasil RecordTV Xuxa Meneghel
Fernanda Chamma
Jaime Arôxa
Paulo Goulart Filho
2017–presente Popstar Rede Globo Taís Araújo
Convidados
2017–presente Bake Off SBT SBT Nadja Haddad
Beca Milano
Olivier Anquier
2017-presente Show dos Famosos Rede Globo Fausto Silva
Convidados
2018-presente Júnior Bake Off Brasil SBT Nadja Haddad
Beca Milano
Olivier Anquier
2018–presente Canta Comigo RecordTV Gugu Liberato
Convidados
2019-presente The Four Brasil RecordTV Xuxa Meneghel
Aline Wirley
João Marcelo Bôscoli
Leo Chaves
2019-presente Top Chef Brasil RecordTV Felipe Bronze
Ailin Aleixo
Emmanuel Bassoleil
2019-presente Mestre do Sabor Rede Globo Claude Troisgros
José Avillez
Kátia Barbosa
Leo Paixão
2019-presente Famílias Frente a Frente SBT Tiago Abravanel
Alê Costa
Carmen Virgínia
Gilda Bley
Encerrados
Exibição Título Emissora
1973–96
2012–13 Show de Calouros SBT
2002–03 Popstars SBT
2002–05 Fama Globo
2006–12 Ídolos SBT (2006-07)
RecordTV (2008-12)
2007 Country Star Band
2008–09
2012–13 Astros SBT
2009–11 Geleia do Rock Multishow
2009–11 Super Chef Globo
2009–12 Qual é o Seu Talento? SBT
2011–12 Se Ela Dança, Eu Danço SBT
2012–13 Ídolos Kids RecordTV
2013 Fábrica de Estrelas Multishow
2013 Got Talent Brasil RecordTV
2013–14 Festival Sertanejo SBT
2014 Esse Artista Sou Eu SBT
2014–16 Hell's Kitchen: Cozinha sob Pressão SBT
2014–16 Superstar Globo
2015
2018 Batalha dos Confeiteiros Brasil RecordTV
2015 MasterChef Júnior Band
2016 X Factor Band
2016 Batalha dos Cozinheiros RecordTV
Game show ou concurso de televisão é um gênero de programa de televisão onde pessoas comuns ou celebridades, em equipes ou não, participam numa prova que pode incluir testes de inteligência e/ou provas físicas com o objetivo de ganhar pontos ou prêmios. Em caso de competições premiadas, entre os prêmios comuns estão quantias de dinheiro, casas, carros, motos, eletrodomésticos, viagens e vale-compras em lojas específicas, geralmente fornecidos por empresas patrocinadoras. Muitos dos game shows atuais da televisão são adaptações de atrações semelhantes transmitidas pelo rádio.
Não são considerados game shows ou concursos os programas que tenham por objetivo de revelar cantores calouros, pois eles trazem em sua essência uma disputa de talentos avaliados pelo público ou por jurados, e não um jogo com regras exatas como propõe o game show. Estes geralmente se enquadram ao gênero de programas de auditório.
Os game shows, cujas provas consistem normalmente num conjunto de perguntas e respostas, são também designados por quiz shows.
Índice
1 Por país
1.1 Estados Unidos
1.2 Brasil
1.2.1 Rede Globo
1.2.2 Rede Record
1.2.3 SBT
1.2.4 Rede Bandeirantes
1.2.5 RedeTV!
1.2.6 TV Cultura
1.2.7 Esporte Interativo BR
1.3 Portugal
2 Referências
Por país
Estados Unidos
Os game shows americanos tendem a contratar concorrentes mais fortes do que seus colegas britânicos ou australianos. Muitos dos concorrentes de game show de maior sucesso na América provavelmente nunca seriam escalados para um game show britânico ou australiano por medo de dominá-lo, de acordo com Mark Labbett, que apareceu nos três países do game show The Chase.[1]
Brasil
Silvio Santos
No Brasil, os game shows são muito difundidos sobretudo no Sistema Brasileiro de Televisão (SBT), sob comando do proprietário da emissora, Sílvio Santos. No entanto, todas as grandes emissoras do país apresentam ou apresentaram programas do gênero em algum momento de sua história.
Rede Globo
Na Rede Globo, foram exibidos,Conexão Xuxa, de Xuxa Meneghel, que mesclava provas físicas e de conhecimentos gerais. Ponto a Ponto foi exibido em 1996, durante cerca de seis meses, marcado por gincanas de provas radicais. Foi comandado pelos apresentadores Ana Furtado, Márcio Garcia e Danielle Winits. Vídeo Game, quadro do programa Vídeo Show, foi apresentado por Angélica. Consistia em uma gincana de provas entre artistas da emissora sobre a história da própria. Vídeo Game de Verão foi uma versão alternativa do programa original Vídeo Game exibido pela Rede Globo. Apresentado pelo apresentador André Marques.
Rede Record
A Rede Record exibiu versão nacional do programa PokerFace, O Jogador. Apresentado por Ana Hickmann e Britto Jr., O Jogador coloca pessoas comuns numa disputa de perguntas e respostas de conhecimentos gerais por um prêmio de R$ 50 mil. No histórico recente da emissora está Roleta Russa, de Milton Neves, também de perguntas e respostas que, juntando o erro cometido com a falta de sorte, literalmente jogava os participantes "buraco abaixo". Também na Record, Gilberto Barros apresentou o Quarta Total, gincana variada entre famosos, e O Preço Certo, sob o comando do ator Juan Alba.
SBT
O SBT é a emissora brasileira com maior número de itens em seu histórico recente. Apenas apresentados pelo proprietário da emissora, Silvio Santos, estão Show do Milhão (anteriormente Jogo do Milhão), Family Feud, Roda a Roda, Pra Ganhar É Só Rodar, Topa ou Não Topa (que em uma temporada foi comandado por Roberto Justus), Você É Mais Esperto que um Aluno da Quinta Série?, Tentação, Qual é a Música?, Vinte e Um, Todos Contra Um, Bailando por um Sonho e Vamos Brincar de Forca. Mais antigamente, havia o Roletrando (que foi rebatizado anos mais tarde como Roda a Roda) e Mina de Ouro, igualmente apresentados pelo empresário. Passa ou Repassa, mistura de perguntas e respostas com gincana variada, foi comandado inicialmente por Silvio Santos e posteriormente por Gugu Liberato, Angélica e atualmente é apresentado por Celso Portiolli dentro do Domingo Legal. Celso Portiolli apresentou outros game shows na emissora, como Curtindo uma Viagem e Curtindo com Reais. Um outro programa de sucesso da emissora, Fantasia, também possuía diversos jogos dos quais os participantes, por telefone, participavam, com prêmios em dinheiro para quem obtivesse sucesso. O Fantasia teve, ao todo, 15 apresentadores diferentes nas quatro temporadas do programa. Ainda no SBT, foi apresentado, por Roberto Justus, o game show Um contra Cem, um jogo onde um participante enfrentava 100 pessoas no palco respondendo a perguntas sobre conhecimentos gerais.
Rede Bandeirantes
A Rede Bandeirantes apresentou, na década de 90, Melhor de Todos, com Daniel Filho, um game show de perguntas e respostas onde os participantes que não acertavam eram eliminados do jogo. Nos anos 2000, a Band transmitiu A Grande Chance, de Gilberto Barros, onde quatro equipes representando as cores verde, azul, amarela e vermelha se enfrentam em provas de conhecimentos gerais onde os prêmios eram duas motocicletas e um automóvel, e, mais recentemente, Quem Fica em Pé? apresentado por José Luiz Datena.
RedeTV!
A RedeTV! exibe o game Mega Senha, apresentado por Marcelo de Carvalho. O Último Passageiro foi apresentado por Mario Frias, e três escolas inscritas disputavam uma viagem de formatura para o Club Med, em Itaparica, com tudo pago pela patrocinadora para 18 passageiros. Estação Teen, mistura de perguntas e respostas com gincana variada, foi comandado inicialmente por Dudu Surita e posteriormente por Restart. Receita Pop tem duas duplas de chefs de cozinha anônimos que terão de preparar um prato principal e uma sobremesa em 20 minutos, com apenas 20 reais em ingredientes, comprados por consumidores na rede de supermercados Carrefour. A dupla de chefs vencedora leva um ano de compras grátis.
TV Cultura
A TV Cultura exibiu um dos primeiros game shows do Brasil: É Proibido Colar, entre 1981 e 1983.Em 2013 foi transmitida a versão moderna do Quem Sabe, Sabe!.Atualmente é exibido um game show com bonecos manipulados chamado Tá Certo?.
Esporte Interativo BR
A emissora tem sinal aberto em algumas cidades brasileiras e exibe atualmente um game show cujo objetivo é testar o conhecimento sobre o time do coração, o Fanáticos Game Show.
Portugal
Em Portugal existe uma série de concursos televisivos, do género quizz show, transmitidos nos canais em sinal aberto. Exemplos na RTP, O Preço Certo e Jogo Duplo; na SIC, Dia em Grande, Pulsações, A Roda da Sorte, Quando o Telefone Toca e Todos em Linha e na TVI, Quem Quer Ganha, Apanha se Puderes, Agora É que Conta, Dá Cá Mais 5, The Money Drop, entre outros.
Infomerciais, programação paga, televendas ou teleshopping são propagandas de televisão que geralmente inclui um número de telefone gratuito ou website que costumam durar o mesmo tempo que um programa de televisão típico. Esse fenômeno começou nos Estados Unidos, onde os infomerciais eram normalmente exibidos durante a noite (geralmente das 2:00 às 6:00), fora do horário nobre para emissoras comerciais. Algumas estações de televisão exibem esse tipo de programação como uma alternativa a prática em desuso do encerramento de transmissões ou exibem infomerciais 24 horas por dia. Em 2009, a maioria dos gastos com infomerciais nos EUA ocorreu durante as primeiras horas da manhã, do dia e da noite. As estações na maioria dos países em todo o mundo instituíram estruturas de mídia semelhantes. Na Europa são normalmente exibidos fora do horário nobre, como na madrugada, durante a manhã ou durante a tarde e até mesmo no horário nobre.
Embora o termo "infomercial" tenha sido originalmente aplicado apenas à publicidade televisiva, agora é às vezes usado para se referir a qualquer apresentação (geralmente em vídeo) que apresente uma quantidade significativa de informações em uma tentativa real ou percebida de promover um ponto de vista. Quando usado dessa maneira, o termo pode significar levar a implicação de que a parte que está fazendo a comunicação está exagerando as verdades ou ocultando fatos importantes. Muitas vezes, não está claro se a apresentação real se encaixa nessa definição porque o termo é usado na tentativa de desacreditar a apresentação. Assim, discursos ou convenções políticas podem ser denominados pejorativamente como "infomerciais" para um ponto de vista específico.
Os produtos freqüentemente comercializados através de infomerciais no nível nacional incluem produtos de limpeza, eletrodomésticos, dispositivos de preparação de alimentos, suplementos dietéticos, saúde alternativa, cursos de melhoria de memória, livros, álbuns de compilação, vídeos de vários gêneros, estratégias de investimento imobiliário, suprimentos de beleza, remédios de calvície, suplementos de realce sexual, programas de perda de peso e produtos, dispositivos de aptidão pessoais, máquinas de exercício de casa e linhas de conversa erótica de adultos. Concessionárias de automóveis, advogados e joalheiros estão entre os tipos de empresas que comercializam infomerciais em nível local.
Formato
A palavra "infomercial" é um portmanteau das palavras "informação" e "comercial". Como em qualquer outra forma de propaganda, o conteúdo é uma mensagem comercial projetada para representar os pontos de vista e servir ao interesse do anunciante. Os infomerciais são frequentemente feitos para se assemelhar aos programas de televisão padrão. Alguns imitam talk shows e tentam minimizar o fato de que o programa é na verdade uma mensagem comercial. Alguns são desenvolvidos em torno de histórias e são chamados de "comerciais de histórias". No entanto, a maioria não possui formatos de televisão específicos mas cria elementos diferentes para contar o que seus criadores esperam ser uma história convincente sobre o produto oferecido.
Infomerciais são projetados para ter uma resposta direta que é específica e quantitativa e são, dessa maneira, uma forma de marketing de resposta direta (não confundir com marketing direto). Por essa razão, os infomerciais geralmente apresentam entre dois e quatro comerciais internos de 30 a 120 segundos, que convidam o consumidor a ligar ou tomar outra ação direta. Apesar do pedido explícito por ação direta, muitos consumidores respondem às mensagens em um infomercial com compras em lojas de varejo. Para muitos infomerciais, a maior parte da resposta positiva é que os consumidores tomem medidas comprando em uma loja de varejo. Para outros, o anunciante promoverá o item como "não vendido nas lojas". Alguns anunciantes que fazem essa escolha não gostam de compartilhar o lucro com os varejistas, enquanto muitos simplesmente não têm os imensos recursos necessários para colocar seus produtos nos canais do varejo antes de alcançar o sucesso no ar. No último caso, muitos esperam usar o lucro vendas diretas para construir seus negócios/empresas para obter posterior distribuição no varejo. Em comerciais comuns, os anunciantes não solicitam uma resposta direta dos espectadores, mas, ao invés disso, ressaltam a marca do produto no mercado entre compradores potenciais.
Anunciantes de infomerciais podem usar bordões extravagantes, repetição de ideias básicas, e/ou empregar personagens vestidos como cientistas ou celebridades tais como convidados ou apresentadores das propagandas. No livro As Seen on TV por Lou Harry e Sam Stall ilustra a história de produtos memoráveis como o Flowbee, o Chia Pet, e as facas Ginsu. O Flowbee e as facas Ginsu foram trazidas ao ar pelo guru dos infomerciais Kevin Harrington. Muitos infomerciais apresentam ofertas por tempo limitado e/ou afirmam que os produtos só podem ser adquiridos pela televisão.
História
Os Infomerciais proliferaram nos Estados Unidos após 1984 quando a FCC eliminou regras estabelecidas nos anos 50 e 60 sobre o conteúdo comercial da televisão. Muitas destas evoluções podem ser atribuídas aos parceiros de negócios Edward Valenti e Barry Beecher, que desenvolveram o formato para vender as facas Ginsu.
Alguns televangelistas como Robert Tilton e Peter Popoff compram horários televisivos de corretores de infomerciais representando estações de TV ao redor dos Estados Unidos e algumas redes de TV por assinatura que não se opõem a transmitir programação religiosa.
Infomerciais são frequentemente exibidos nos Estados Unidos e no Canadá durante os horários da madrugada e do início da manhã, porém é possível encontrar exibições durante a tarde ou mesmo no horário nobre. Existem canais por assinatura que se dedicam a exibir infomerciais 24 horas por dia ou exibem infomerciais como uma alternativa a prática em desuso do encerramento de transmissões.
No Brasil
Os infomerciais são parte da programação de muitas redes de TV aberta no Brasil pelo menos desde a década de 1990. Produtos como as facas Ginsu, as meias Vivarina, os aparelhos auditivos Sonic 2000 e os travesseiros Countour Pillow tiveram durante anos suas propagandas exibidas através dos infomerciais do Grupo Imagem, especialmente os que eram exibidos na extinta Rede Manchete. A propaganda enfatizava o número (011) 1406, que depois seria mencionado na música 1406 dos Mamonas Assassinas.
Hoje o próprio Grupo Imagem foi extinto. O vácuo foi preenchido pela Polishop, pelo Shoptime e, mais recentemente, pelo Best Shop TV. RedeTV!, TV Gazeta, Bandeirantes, SBT (apenas na parabólica) e CNT são algumas das redes abertas que exibem infomerciais. Por razão de suas normas rígidas aos anúncios maiores que 60 segundos, a Rede Globo jamais chegou a levar ao ar quaisquer infomerciais em sua programação. No mercado da TV por assinatura, diversas redes exibem infomerciais com canais inteiros dedicados ao segmento.
Paródias dos infomerciais
Vários programas já fizeram paródias aos Infomerciais como por exemplo o Casseta e Planeta da Rede Globo, o Programa Hermes e Renato da MTV Brasil, ambos extintos.
O Casseta e Planeta possuía duas empresas fictícias: as Organizações Tabajara e o Grupo Capivara. Geralmente usam nomes que lembram inglês, mas usando o radical em português. São esses o prefixo 'personal' e os sufixos 'ation' e 'ator'. Exemplos:
Personal Banheiro Transportation Tabajara / Internet Controleitor System Tabajara / Personal Futebol Expliqueitor Tabajara / Personal Código Penal Tabajara
Há inúmeros programas na televisão brasileira que tentam imitar de forma sarcástica o consumismo imposto pelos infomerciais.
Crítica
Por causa da natureza por vezes sensacionalista da propaganda e da natureza questionável de alguns produtos, defensores do direito do consumidor recomendam investigação cuidadosa dos patrocinadores do infomercial, dos produtos que estão sendo divulgados, e de possíveis reclamações antes de efetuar uma compra. No início de um infomercial, as emissoras geralmente colocam avisos dizendo que "O programa a seguir é uma produção independente. Todo o seu conteúdo é de responsabilidade total de seus produtores e idealizadores."
Frases geralmente usadas
"Mas espere!" (após colocar uma oferta e antes de colocar outra, ainda melhor. Por exemplo: "Mas espere! Ligue agora e nós descontamos uma parcela e te damos de brinde este produto")
"Por (número) suaves prestações de (preço), este produto pode ser seu!"
"Se você não estiver satisfeito, garantimos a devolução do seu dinheiro."
"Se você ligar nos próximos minutos, também ganhará…"
"Ligue já para 011 1406 ou escreva para nós. Este é mais um lançamento exclusivo do Grupo Imagem Teleshop"
Um late-night talk show é um gênero de programa de televisão, sendo especificamente um tipo de programa de variedades e de entrevistas orientado a comédia que vai ao ar no final da noite. As características do gênero incluem tópicos de monólogos onde os apresentadores brincam com as notícias do dia, esquetes de comédia, entrevistas com celebridades, e performances musicais. O formato do late-night talk show foi popularizado, mas não inventado, por Johnny Carson com o The Tonight Show Starring Johnny Carson na rede norte-americana NBC. Diferente de outros tipos de programas de variedades e entrevistas, late-night talk shows sempre têm como características uma mesa, que fica atrás do apresentador para entrevistar convidados e fazer um pouco de comédia. A maioria dos programas possui um antigo microfone com suporte na mesa, que alguns apresentadores usam como um aparelho de comédia.
A popularidade de programas do gênero late-night talk show nos Estados Unidos tem sido citada como um fator chave pelo qual os americanos não conseguem dormir de sete a oito horas por noite.[1][2] Os late-night talk shows competem pelo prêmios Emmy do Primetime de melhor série de variedade, musical ou entretenimento.
Os late-night talk shows, em sua maior parte, não são predominantes em outras partes do mundo. Programas que vagarosamente se assemelham com o formato são exibidos em outros países, mas geralmente vão ao ar semanalmente, diferentemente dos programas estadunidenses, que são exibidos diariamente. Eles também vão ao ar em horários considerados como horário nobre nos Estados Unidos. A maioria dos late-night talk shows são gravados durante a tarde para serem transmitidos de noite. Por causa disso, referências como “esta noite” e “hoje cedo” são feitos durante a gravação.
Índice
1 História
1.1 Brasil
1.1.1 1973-2011: As primeiras décadas com Jô Soares
1.1.2 2011-2013: Danilo Gentili reintroduz o formato com o Agora É Tarde
1.1.3 2013-2015: Ida de Danilo Gentili para o SBT e fracasso de Rafinha Bastos na Band
1.1.4 2015-presente: Novos talk shows de Fábio Porchat e de Marcelo Adnet e encerramento do Programa do Jô
2 Ver também
3 Referências
História
Brasil
1973-2011: As primeiras décadas com Jô Soares
O formato de late-night talk show foi originalmente introduzido no Brasil pelo apresentador e comediante Jô Soares, que teve a sua primeira experiência com o formato na década de 1970 com o programa Globo Gente na Rede Globo, que inicialmente se chamava Gente Global e era exibido uma vez por mês, se tornando semanal após alguns meses.[3][4][5] O programa acabou não sendo duradouro, estreando em abril de 1973 e tendo seu último episódio exibido em setembro do mesmo ano.[3][5]
Soares sempre desejou ter o seu próprio talk show, mas não conseguiu emplacá-lo na Globo, devido aos resultados negativos de Globo Gente.[5] O apresentador só conseguiria a oportunidade de apresentar um talk show quando se mudou para o SBT, quando exigiu em seu contrato que o programa fosse levado ao ar.[5][6] O SBT cumpriu com a promessa e em agosto de 1988 entrava no ar a primeira edição do Jô Soares Onze e Meia.[5][6][7]
O programa, diferentemente de Veja o Gordo, outro programa de Soares no SBT, alcançou o sucesso esperado pela emissora.[8] Apesar de ter Onze e Meia no título, o programa raramente entrava no ar neste horário, tornando o nome do programa alvo de piadas, inclusive de seu próprio apresentador.[9] Jô Soares Onze e Meia ficou no ar por 11 anos, quando Jô Soares decidiu voltar para a Rede Globo com um programa no mesmo formato.[10][11][12][13] Em abril de 2000, estreou o Programa do Jô.[5][6][11]
O estilo de Jô Soares apresentar o seu talk show sempre foi comparado com o de David Letterman, principalmente pela imprensa, que o acusava de copiar o programa de Letterman.[14][15] Jô sempre negou que copiasse Letterman, e diz que se inspira em Jack Paar e Johnny Carson, ambos apresentadores do The Tonight Show, sendo que este último que consolidou o formato de late-night talk show em terras norte-americanas.[12][16][2][17][18] Outra inspiração de Jô seria o apresentador Silveira Sampaio, um pioneiro dos talk shows na televisão brasileira.[5][2]
2011-2013: Danilo Gentili reintroduz o formato com o Agora É Tarde
Durante muitos anos, Jô Soares foi o único apresentador de um late-night talk show no Brasil.[2][19][20] O cenário mudou quando a Band estreou o Agora É Tarde, que se torna o primeiro programa do gênero a concorrer com o programa de Soares.[21] O projeto foi criado pelo comediante stand-up Danilo Gentili, que se tornou o apresentador programa, ao lado de Alex Baldin, chefe de roteiro do humorístico CQC, programa no qual Gentili era repórter.[22][23][24][25][26][27] Nesse projeto, já previa o nome do programa, os comediantes Léo Lins e Murilo Couto e o Ultraje a Rigor como sua a banda oficial.[24][25][26][27] O Agora É Tarde inicialmente era exibido por duas vezes na semana, mas com o seu inesperado sucesso, o programa passou a ter quatro exibições semanais em 2012.[28][29]
Para que o programa entrasse no ar, em 2009, Gentili exigiu que gravasse um piloto do talk show para que o seu contrato com a Band fosse renovado.[24][25][26][27][28] Gentili entrou no CQC em 2008 só para fazer o quadro Repórter Inexperiente durante certo tempo, sendo que com o sucesso do quadro se tornou repórter fixo da atração.[22] Os primeiros pilotos do Agora É Tarde foram gravados em 2010 e o programa só entrou no ar no final de junho de 2011, inicialmente previsto para ir ao ar três meses antes.[2][21] A produção do programa ficou por conta da Eyeworks, dona do formato do CQC.[30][31]
O sucesso do Agora É Tarde fez com que a RedeTV! criasse um programa com o mesmo formato, aliado também com a saída da apresentadora Hebe Camargo da emissora, que antes de falecer tinha assinado contrato com o SBT.[32] Dessa forma, o Luciana by Night estreou em novembro de 2012, ocupando o horário que antes era de Hebe, que anteriormente era ocupado pelo Superpop.[32][33][34] O programa é apresentado por Luciana Gimenez, também apresentadora do Superpop, e conta com o comediante stand-up Diogo Portugal no elenco.[33][34] O programa vai ao ar semanalmente na grade de programação da RedeTV!.[2]
2013-2015: Ida de Danilo Gentili para o SBT e fracasso de Rafinha Bastos na Band
Com o Agora É Tarde consolidado como um programa da grade da Band, as emissoras concorrentes começaram a sondar Danilo Gentili para uma possível contratação. O apresentador sempre se dizia satisfeito com a emissora e que não mudaria de rede.[24][35] A Rede Record, ao perceber o sucesso e o potencial comercial de um late-night talk show na grade de programação, ofereceu uma proposta para Gentili para se mudar de para a emissora, mas ela acabou sendo recusada pelo apresentador.[24][36]
O SBT também ofereceu uma proposta.[24][36][37] No mesmo momento em que a proposta era oferecida, a Band passava por uma reestruturação financeira, na qual cortou a equipe e os dias de exibição do Agora É Tarde, trocando um programa inédito por reprise dos "melhores momentos" da atração durante a semana.[24][37] A proposta do SBT era contrária ao que a Band faria, já que aumentaria a equipe do programa e aumentaria os dias de exibição, passando a ser exibido de segunda a sexta-feira.[24]
Em uma reunião feita pela equipe do Agora É Tarde, todos decidiram aceitar a proposta do SBT em uma decisão consensual.[25][26][24] Essa foi uma das condições de Gentili para aceitar a proposta do SBT, sendo que ele também pediu para que em sua estreia na emissora fizesse uma corrida pelos estúdios dos programas do SBT, terminando no cenário do já extinto Jô Soares Onze e Meia.[25][24] Da equipe original do Agora É Tarde, o narrador Marcelo Mansfield optou por continuar na Band, mesmo tendo prometido ir para o SBT.[25][26][24][38]
A decisão da equipe não foi bem recebida pela Band, que entrou na justiça para impedir que o programa estreasse no SBT, pedindo também que Gentili voltasse ao seu trabalho na Band.[24][39] A justiça negou o pedido da emissora.[39] Mesmo com a ida da equipe do Agora É Tarde, a Band decidiu continuar com o programa no ar, e escalou Rafinha Bastos, comediante stand-up e ex-apresentador do CQC, para apresentar o programa.[40][41] Rafinha convidou Marcelo Mansfield para continuar sendo o narrador do programa, apesar dele ter dito que não integraria o programa sem a sua equipe original.[40][42]
A estreia do novo Agora É Tarde, sob o comando de Rafinha Bastos, aconteceu em 5 de março de 2014, anteriormente previsto para ir ao ar no dia 11.[43][44] A mudança foi feita para evitar o confronto com o novo talk show de Gentili no SBT, que recebeu o título de The Noite com Danilo Gentili, e teve a sua estreia no dia 10 do mesmo mês.[44] Gentili não conseguiu usar o nome Agora É Tarde no SBT por ele ter sido registrado pela produtora Eyeworks, que permaneceu como produtora do programa da Band.[24][31]
O The Noite se tornou um sucesso de audiência e de crítica no SBT, vencendo por diversas vezes a Rede Globo, a emissora líder de audiência no país.[2][45] Já o Agora É Tarde de Rafinha Bastos não obteve o mesmo sucesso que o programa de Gentili no SBT. A Band, fortemente afetada pela crise econômica que afetou o país em 2014, começou a cancelar diversos programas que não traziam retorno comercial ou audiência.[46][47] O Agora É Tarde sobreviveu a essa onda de cortes e recebeu novos investimentos da emissora, porém, continuou marcado baixos índices de audiência, fazendo com que a emissora cancelasse o programa no início de 2015.[46] A emissora prometeu para Bastos que voltaria com o programa após a crise terminar, mas ele preferiu rescindir o contrato que tinha com a emissora no meio do ano.[46][48]
2015-presente: Novos talk shows de Fábio Porchat e de Marcelo Adnet e encerramento do Programa do Jô
O sucesso de Danilo Gentili com o seu late-night talk show fez com que outras emissoras se interessassem a ter um programa do gênero em suas grades de programação. Depois da RedeTV!, a Record procurou montar o seu próprio talk show, tendo o comediante Fábio Porchat como uma de suas principais apostas, porém, nomes como os de Antonio Tabet, Marcelo Rezende e Leandro Hassum foram avaliados pela direção da emissora.[49][50][51]
Tabet acabou não aceitando o projeto da Record, sendo que posteriormente lançou o Show do Kibe, que ele próprio definiu como uma "desconstrução do formato de talk show", já que ele grava as entrevistas com seus convidados no estúdio do programa sem eles saberem, dando como desculpa que é uma passagem para que uma falsa gravação definitiva seja bem sucedida.[52][53] O programa foi ao ar no canal de televisão por assinatura TBS pela primeira vez em abril de 2015, ganhando novas temporadas nos meses seguintes.[52][53][54]
Durante a festa de divulgação de sua nova programação, no final de fevereiro de 2016, a Record anunciou Fábio Porchat como seu contratado.[55] A rede contratou o comediante para se tornar o apresentador do talk show da emissora, que teve sua estreia programada para agosto do mesmo ano, após a transmissão dos Jogos Olímpicos de Verão de 2016.[55][56][57][58] A Eyeworks, empresa responsável pela produção do Agora É Tarde, foi escolhida para fazer o mesmo com o talk show de Porchat.[31][59]
No mês seguinte, as especulações pela imprensa de que Marcelo Adnet iria substituir Jô Soares se espalharam após ele ter anunciado que iria deixar de apresentar o Programa do Jô no mesmo ano.[4][60] O projeto de Adnet, que tinha sido anunciado no ano anterior, seria de um talk show semanal, sendo que o Programa do Jô vai ao ar diariamente.[61][62][63] Posteriormente, Adnet e a Globo negaram que esse projeto de talk show iria substituir o de Soares.[61][62]
As estreias dos novos talk shows foram programadas para a mesma semana.[58][63] O Programa do Porchat tinha estreia prevista para o dia 22 de agosto, mas ela adiada para o dia 24 do mesmo mês para não se coincidir com as finais das Olimpíadas, sendo o dia anterior o da estreia de Adnight, nome do talk show de Marcelo Adnet.[58][63]
Comentários
Postar um comentário