Grade de programação - Brasil, Portugal e Estados Unidos / Ao vivo / Horário nobre / Televisão noturna / Programa infantil

Uma grade de programação (português brasileiro) ou grelha televisiva (português europeu) funciona como uma espécie de calendário com mês, dia e horários dos programas de um meio midiático como um canal de televisão ou rádio. Foi implementado pioneiramente no Brasil pela TV Excelsior e hoje é praticamente adotado por todos os canais de televisão.

Estrutura de uma grade de programação
Brasil
No Brasil, especialmente em TV aberta durante os dias úteis (segunda, terça, quarta, quinta e sexta-feira), uma grade completa frequentemente é preenchida assim:

Horário da manhã
Telejornais matutinos (local e nacional)
Sessão de desenhos animados ou programa infantil
Programas de variedades cujo público-alvo são mulheres e família
Horário da tarde
Telejornais comunitários
Telejornais esportivos
Telejornal de serviço
Programas de variedades e curiosidades
Reprises de telenovelas
Sessão de filme ou seriado diário, de público-alvo jovem
Programa religioso
Horário da noite
Telejornais gerais de grande audiência (nacional e local)
Telenovelas
Faixa de shows:
Sessões de filmes de cenas mais "fortes e pesadas"
Programas e seriados cômicos
Programas jornalísticos
Futebol
Concursos, frequentemente musicais
Talk shows e Game shows
Programa esportivo noturno ou telejornal sobre celebridades
Horário da madrugada
Telejornais com resumo das notícias do dia e da noite
Talk show diário ou programa social
Sessão de filmes
Programas religiosos ou independentes
Game show telefônico
Seriados "premium"
Nos finais de semana, a grade de programação é preenchida assim:

Sábados
Telejornais
Telenovelas
Sessões de desenhos animados
Talk shows de variedades, com atrações musicais
Programas de moda ou programas musicais
Sessão de filmes
Domingos
Programas de auditório
Programas humorísticos
Sessão de filmes
Programas jornalísticos dominicais
Séries "Premium"
Portugal
Em Portugal, especialmente nos canais generalistas em sinal aberto (RTP1, SIC e TVI) durante os dias úteis, uma grelha completa frequentemente é preenchida assim:

Horário da manhã
Telejornal matutino
Talk show
Horário da tarde
Telejornal da tarde
Telenovela anteriormente transmitida pelo canal (com exceção da RTP1 que transmite uma telenovela original)
Talk show
Telenovela anteriormente transmitida pelo canal (com exceção da RTP1 que transmite um game show)
Horário da noite
Telejornais gerais de grande audiência
Telenovelas (SIC e TVI)
Game show (RTP1)
Horário da madrugada
Reprises
Sábados
Telejornais
Telenovelas
Sessões de desenhos animados
Séries familiares
Talk shows de variedades, com atrações musicais
Programa de comédia/Game show (RTP1)
Sessão de filmes
Domingos
Telejornais
Sessões de desenhos animados
Séries familiares
Talk shows de variedades, com atrações musicais
Reality/talent shows
Estados Unidos
As grandes redes dos Estados Unidos possuem vasto espaço para programação local, sendo que alguns programas locais são padronizados de acordo com cada rede. Telejornais, programas infantis e de variedades são em sua maioria, locais. Alguns programas fora do "primetime" são nacionais, porém, distribuídos localmente, com horário pré-estabelecido por cada afiliada.

O horário nobre ("Primetime") é o horário destinado aos seriados "premium", de maior audiência e programas cômicos. Já o horário de "Late Night" é mais direcionado aos talk-shows como The Tonight Show e Jimmy Kimmel Live.

Ao vivo (português brasileiro) ou em direto (português europeu) é uma expressão utilizada na reportagem, no meio televisivo ou radiofónico para indicar que um programa ou evento está sendo transmitido em tempo real, simultaneamente enquanto ocorre.

O termo ao vivo também é usado para designar quando um concerto de um artista ou de uma banda é gravado com todo o som envolvente, incluindo os aplausos dos espetadores.

Às vezes, algumas emissoras transmitem o evento com um atraso de alguns minutos para poder ter mais controle sobre o conteúdo transmitido, sobretudo após o escândalo que Janet Jackson protagonizou com Justin Timberlake na transmissão da final da Superbowl em 2004, ver o Escândalo do Super Bowl XXXVIII.

Telejornais, concertos, jogos esportivos e alguns programas de auditório, por exemplo, costumam ser transmitidos ao vivo/direto.

A primeira transmissão musical ao vivo na Europa foi de um recital, em Paris, pelo soprano grego Maria Callas, em 1958.

A primeira transmissão Mundial de TV ao vivo/direto ocorreu no dia 25 de junho de 1967, quando o canal inglês BBC se uniu a um pool de emissoras de 26 países para transmitir uma apresentação do grupo The Beatles gravando ao vivo no Abbey Road Studios a música All You Need Is Love.

No Brasil, a maior parte das emissoras e suas afiliadas (exceto a RedeTV!, que usa as expressões "vivo" e "all live") passaram a utilizar expressão "ao vivo" em lugar da palavra "vivo", devido ao início das operações da operadora de telefonia móvel Vivo, para evitar que fosse feito algum tipo de marketing indireto para a empresa.[1]

Em Portugal, um dos telejornais da RTP1 incorporou o fato de ser em direto ao próprio nome, se chamando Portugal em Direto.

Horário nobre ou horário de grande audiência é um bloco de programação exibido durante as noites. Nesta faixa de horário são exibidos os programas mais importantes de cada emissora, já que é o espaço comercial mais caro que os outros.[1]

História
No Brasil
Segundo artigo do blog da revista Veja Rio de 2017, no Brasil considera-se como horário nobre todos os programas transmitidos entre as 18h e meia-noite.[1]

Em Portugal
Em Portugal o horário nobre é compreendido das 20h às 0h (hora de Portugal Continental).[carece de fontes]

A televisão noturna (em inglês: late night television) em grade de programação televisiva é uma faixa da programação do dia. Ela segue o horário nobre e precede um horário de programação considerado morto. A faixa geralmente vai ao ar entre às 23:30 e às 2:00 horas locais, com variações de acordo com o fuso horário.

Nos Estados Unidos e Canadá, no entanto, o termo "late night" (tarde da noite) é um sinônimo para late-night talk show, um tipo de programa de entrevistas cômico e de variedades. Assim, a televisão noturna é considerada a faixa de programação mais importante da América do Norte.[1] Na maior parte das emissoras das principais redes, um telejornal local noturno vai ao ar no início dessa faixa. (Isso é quase universal no Canadá, sendo que com os telejornais locais noturnos cumprem facilmente os requerimentos de conteúdos canadenses.)

No Reino Unido, a faixa da televisão noturna é das 23:00 até a 0:30 e não é visto como uma prioridade; a ITV e o Channel 4 reprisam programas nesse espaço de tempo, e os canais da BBC, principalmente mostram a BBC World News, exibem filmes ou reprises de documentários.[1] Da mesma forma, a televisão australiana vão ao ar principalmente os programas noturnos americanos, com prioridade mais baixa para série importadas ou estouros de intervalo de tempo da  programação esportiva no final da noite.

Na televisão por assinatura, estratégias de programação neste intervalo de tempo incluem repetições de programas do horário nobre, e no caso de canais infantis, eles saem do ar permitindo que uma programação orientadas para adultos seja exibida durante a noite, sob outra marca. Um exemplo é o infantil do canal Nickelodeon, que muda para Nick at Nite, em uma hora quando a maioria das crianças pré-adolescentes vão dormir. O Nick at Nite normalmente leva ao ar uma programação de séries, tais como reprises de sitcoms, que pode ter linguagem grosseira e temas adultos.[2]

A programação noturna do Japão é reservado para o late night anime, que tem como público alvo os mais velhos.[3] Isto também é uma realidade para o canal por assinatura norte-americano Cartoon Network, que tem como alvo crianças e jovens adolescentes durante o dia e no horário nobre, mas as mudanças ao longo de sua marca Adult Swim no horário da televisão noturna.[4]

Programa infantil é um tipo de programa de televisão destinado e comercializado ao público infantil. É normalmente transmitido durante as manhãs e tardes, ou por vezes no começo da noite para as crianças que frequentam a escola. O propósito de tais programas é em primeiro lugar o entretenimento, embora existam aqueles com conteúdo educativo.[1]

Em tempos mais antigos eram comuns haverem variedades em programas infantis brasileiros, com vários quadros, músicas e esquetes das quais eram vistas por clássicos como Bozo, Xou da Xuxa, entre outros principalmente durante os anos 80 até o começo dos 90. Atualmente sua maioria é constituída apenas por apresentar desenhos animados diante do sucesso de animações japonesas (e algumas americanas) até o final dos anos 90 como TV Globinho, Band Kids e Bom Dia & Companhia, considerados clássicos da geração atual. Ultimamente eles andam em crise, principalmente em sua exibição pela televisão aberta que cada vez mais diminui em relação à audiência dos canais por assinatura, e à Internet, plataformas de streaming e vídeo sob demanda, chegando até mesmo a serem cortados ou usados como meros tapa-buracos.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Músicas - CD: As Crianças Cantam o Tempo Comum e Primeira Eucaristia

TVE - programação: semana de 30/06 a 04/07/2003

9901 e 9902 já rodam; linhas ligam Mangabeira Shopping ao Valentina